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23/03/2016
Confira os 4 erros mais comuns cometidos em emails corporativos
Apresentação da linguista Vivian Rio Stella em curso sobre Imagem Corporativa mostra estas e outras falhas comuns que teimam em se repetir e dão prejuízos sensíveis às empresas

Doutora em Linguística pela Unicamp e diretora da empresa de treinamento executivo VRS Cursos, de São Paulo, Vivian Rio Stella será uma das figuras-chave no Curso Imagem Corporativa, que ocorre entre 28 e 31 de março na DressCode. Vivian terá sob seu comando dois módulos do curso - um deles, justamente sobre como preparar um treinamento. Mas é no outro módulo que se encontra algo que, nas empresas, as pessoas acabam pecando por supor já saber tudo a respeito - a comunicação corporativa, especialmente via email.

"Terrenos em que 'todo mundo sabe tudo', como o da troca de emails de negócios, são os mais cheios de armadilhas - e daquelas que podem custar caro", diz Vivian, que há mais de dez anos dá consultoria e coaching na área. "Para piorar, são falhas que impactam tanto negócios quanto a imagem de quem escreve errado - é um duplo tiro no pé."

Baseada nas aulas que ministrará no evento, Vivian lista 4 pontos em que executivos de empresas de todos os portes mais falham ao se comunicar via email. Confira se você já não caiu em um deles:

1. Não deixar claro o propósito do email
Talvez se queira pedir aumento de preço ou alterar características de um serviço, mas por receio de "ferir os brios" do outro lado se foca nas frases de cortesia, deixando a mensagem ambígua; outra situação é aquela em que a pessoa de fato não escreve bem - e se torna exercício de advinhação decifrar o email.

2. Detalhar demais as informações
É um tipo de erro semelhante ao anterior - porém, aqui, a falha se dá pelo excesso. Usando o mesmo exemplo de aumento de preço, depois de 3 parágrafos sobre os por quês, comos e quandos, qualquer um se perde da informação central do email. Se a ideia é se comunicar, isso já não está ocorrendo.

3. Envolver muitos contatos, sem que todos precisem estar em cópia
A pseudo democracia corporativa e o desejo de manter a "todos" informados costuma causar grandes prejuízos - em especial porque o número de interações em uma troca de emails é proporcional à quantidade de pessoas copiadas. Aquela história de perder a última versão de um relatório começa assim.

4. Redigir e-mail com raiva e transparecer esse sentimento no texto
Que deselegância - e acontece com frequência. Depois não adianta reclamar que o cliente ou fornecedor não vai com a sua cara. Na verdade, você "disse" que não gosta dele, e isso é bem difícil de reverter.


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