Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
24/11/2016
Como trabalhar em espaços de coworking

Para empreendedores que ainda não possuem um espaço próprio para iniciar ou dar prosseguimento aos seus negócios, uma boa pedida é o coworking - modelo de trabalho que tem por base o compartilhamento de espaço e recursos de determinado local físico para incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais que podem ser de diferentes áreas.  

Com base em sua experiência em espaços de coworking e em sua pesquisa sobre relações de trabalho, empreendedorismo e comunicação, Vivian Rio Stella, sócia-fundadora da VRS, dá dicas sobre como trabalhar em espaços colaborativos. 

1. Escolha um espaço condizente com a identidade da sua empresa: há inúmeros tipos de coworking nas grandes cidades, desde os mais descolados aos modelos mais ‘business’. Vale a pena visitar os espaços, sentir o ambiente e avaliar se a proposta do local é afinada à identidade da sua empresa.  

2. Confira o que o espaço oferece de diferencial: avalie se ter um endereço de correspondência e atendimento personalizado é uma boa estratégia para a gestão do negócio ou se poder participar de palestras, cursos e happy hours mensais com os demais empreendedores do local é mais vantajoso para aumentar o networking. O plano de negócios e a definição dos objetivos da empresa a curto e médio prazo são cruciais para escolher um espaço de coworking. 

3. Analise os demais empreendedores do espaço: veja se há uma concentração de profissionais liberais, de startups e de empresas de algum setor específico. Muitas vezes, sua empresa pode se beneficiar se for a única de determinado segmento que pode contribuir com as demais presentes no coworking; por outro lado, estar em um ambiente com potenciais “concorrentes” pode ajudá-lo a buscar diferenciação e inovação em seu negócio.  

4. Ofereça oportunidades para os demais empreendedores: pode ser algo bem simples, como uma pequena palestra sobre seu negócio, um café para trocar experiências, um serviço em versão pocket para um número específico de empreendedores do espaço. A ideia é divulgar o trabalho, ganhar visibilidade e, quem sabe, angariar negócios com os próprios colegas de coworking ou ser indicado por eles para ganhar mais clientes.  

5. Organize uma to-do list diária e tenha uma rotina: saber o que fazer no dia a dia não significa monotonia, mas sim realizar processos de maneira a organizar seu tempo. Procure fazer diariamente sua lista com priorização de atividades e seus respectivos prazos. Essa organização ajuda o empreendedor a não cair na armadilha de ficar mais focado no networking no espaço de coworking do que no próprio trabalho. Parece banal afirmar isso, mas não é difícil imaginar que cafés e conversas em espaços tão atrativos e com pessoas criativas possam consumir muito tempo e tirar o foco do empreendedor.


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo