Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
15/05/2017
Especialista defende uso do Design para diminuir impacto ambiental e aumentar nível de emprego
Agência de Comunicação

Como usar o design para diminuir os impactos ambientais dos atuais altos padrões de consumo e, em paralelo, aumentar o nível de emprego? Parece missão difícil para um campo de estudo que, no limite, trata da concepção de produtos a partir de sua forma física e função. Mas é exatamente essa a ideia que o premiado designer argentino Christian Ullmann promete destrinchar durante a Conferência Design Para Vida, que ocorre durante três dias no final de maio na capital paulista. No evento, Christian mostrará que o design de um produto pode ser a ponta mais vistosa de uma estratégia de desenvolvimento capaz de somar conceitos tão diversos como cultura, tradição, tecnologias de baixo impacto ambiental e iniciativas de alto impacto social.
 
"Usando noções de economia criativa, o design hoje pode dar uma resposta positiva para as grandes preocupações sociais e ambientais que se tornaram prioridade nas agendas de governos e empresas", diz Ullmann. "Já a partir de sua criação, um produto tem como firmar seu talento de gerador de postos de trabalho, de proteção a traços culturais e de descarte ambientalmente correto", garante ele.
 
Em termos práticos, explica Christian Ullmann, o social e o ambiental devem estar conectados a um produto desde seu primeiro esboço. "Por exemplo, onde ele será fabricado? Se for na China, não vai gerar emprego aqui no Brasil. Mas se for feito em São Paulo talvez não seja competitivo em relação a similares chineses manufaturados por robôs", explica o designer. "Então, que tal acrescentar ao projeto detalhes artesanais que ao mesmo tempo usem mão de obra local e dêem ao produto diferenciais que um robô não consegue fazer?" Segundo ele, uma lógica similar permite diminuir o impacto ambiental tanto na produção quanto no descarte do produto após o uso.
 
Aplicação Prática
 
Não apenas produtos comerciais podem ganhar vida a partir da visão social e ecológica do design. Um exemplo de projeto coletivo gratuito, e com motivação ecológica, é dado pelo Coletivo Flui (www.coletivoflui.org), do qual Christian Ullmann participa. No site, um grupo de designers criou uma bomba d'água que pode ser feita em casa por qualquer pessoa - e com custo de apenas R$ 75. Seu uso? Em tempos de água escassa, a ideia é usar o aparelhinho para bombear água de reuso (da máquina de lavar ou de captação de chuva) para limpar a casa, lavar carros ou cuidar de jardins.
 
Na conferência Design Para Vida - que reunirá mais de uma dezena de especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutir o design como agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável - temas como estes serão debatidos não só por designers como também por sociólogos, antropólogos, empreendedores e comunicadores. O encontro, entre 26 e 28 de maio, será na Escola Britânica de Artes Criativas, na vila Madalena, em São Paulo. Inscrições podem ser feitas via internet, em www.designparavida.com

---

DESIGN PARA VIDA É CLIENTE ALLAMEDA DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM | São Paulo | +55.11.97999-9923

(C) 2002 ~ 2019 Allameda.com Assessoria de Imprensa