Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
06/03/2009
Contaminação ambiental já custa US$ 136 bi anuais ao Brasil, diz especialista em entrevista a revista online
Engenheira Silvia Astolpho calcula prejuízo em até 8% do PIB nacional

O custo da contaminação ambiental por resíduos sólidos e líquidos lançados sem tratamento na natureza vem consumindo até 8% do PIB brasileiro, cerca de US$ 136 bilhões, por ano. A revelação foi feita pela engenheira Silvia Astolpho, que até recentemente coordenava o Programa de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, em entrevista à revista online Vectorial (vector.com.br/vectorial). Atual coordenadora da área de pesquisa e desenvolvimento em resíduos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Silvia calcula que a conta negativa possa ser ainda mais dramática.

“Considerando a perda de negócios não-realizados via Bolsas de Resíduos, os conflitos econômico-sociais e o manejo de bacias hidrográficas, os números podem ser bem piores para o meio-ambiente e, no limite, para a eficiência das empresas brasileiras”, disse ela à revista, publicada pela agência Allameda.com para a empresa de automação Vector Engenharia.

Segundo Sílvia, medidas nada radicais - como o uso intensivo das Bolsas de Resíduos e de técnicas de ecoeficiência por maior número de companhias industriais – por si já diminuiriam significativamente o desperdício decorrente da contaminação ambiental. “O conceito ecoeficiência sugere ligação entre responsabilidade ambiental e eficiência no uso de recursos, o que leva a produtividade e lucratividade”, disse Silvia à publicação. Na prática, isso se traduz em redução de custos de água, energia e materiais associada a benefícios econômicos, maior rapidez em processos e melhor qualidade de produtos.

Na entrevista, ela nota que as empresas ainda não entenderam o real significado de “marketing ambiental”, e estão errando ao associar o conceito a algo raso como propaganda verde. “É um processo integral, muito mais complexo e interessante que isso”, explicou. A entrevista completa pode ser lida na Revista Vectorial, em vector.com.br/enews/ed4/vectorial_home.htm.

Assessoria de Imprensa
Para entrevistas, detalhes e fotos, por favor contate
Allameda.com - 11.3926-5580 – atd@allameda.com



Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes da Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a press releases e informações-chave de nossos clientes
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de Assessoria de Imprensa

ALLAMEDA.COM | São Paulo | +55 11. 97999-9923

(C) 2002 ~ 2021 Allameda.com Assessoria de Imprensa