Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
02/10/2006
Hospital Santa Catarina inaugura novo datacenter, duplica número de servidores e cria rede integrada de serviços
Um dos maiores complexos hospitalares do país, localizado na Avenida Paulista, passa a contar com rede estruturada pronta para telefonia IP, 8 laços de fibra óptica e mil pontos para computadores

São Paulo - O Hospital Santa Catarina, de São Paulo, colocou em operação seu novo datacenter em um ambiente controlado que centralizará seus servidores de rede de dados, de telefonia e de alarmes de incêndio. A inauguração se deu em paralelo à implantação da primeira fase de um sofisticado projeto de rede sobre IP que consolidou, em uma só estrutura de cabeamento, tanto telefonia convencional quanto informações da intranet do hospital, programação multimídia e dados da rede de sensores de incêndio espalhados pelos seis blocos de edifícios do complexo hospitalar localizado na avenida Paulista. A nova rede integrada de serviços do Santa Catarina entra em operação já pronta para trabalhar, no futuro, com telefonia IP – tanto para comunicação interna quanto externa.

“Estamos dando um grande salto em direção à total integração de nossos serviços de comunicação através de uma rede que, em médio prazo, poderá trafegar tanto voz quanto quaisquer conteúdos multimídia, inclusive das áreas clínicas”, explica o engenheiro Antonio Barroqueiro, gerente de Infraestrutura do Hospital e um dos idealizadores do projeto. Além de aumentar o número de pontos de conectores de rede de 300 estações para cerca de 1 mil em até um ano, a nova estrutura amplia os links de fibra óptica internas, usados em áreas críticas do hospital, de um para oito backbones, cada qual com capacidade de trafegar na velocidade de 1 Gigabit por segundo, e inclui ainda cinco links por cabos convencionais. Os laços de fibras ópticas, de alta velocidade, estão integrando todos os prédios, e adicionalmente, cada andar de cada edifício está ganhando switechs para uso local de tecnologias wireless, de telefonia IP e acesso a sistemas afins.
 
Outra novidade é a ampliação, de quatro para sete pontos, de áreas do hospital cobertas por redes sem fio. As áreas com cobertura wireless são utilizadas, entre outras aplicações, para suporte aos palmtops com que a farmácia central do Santa Catarina controla o tráfego de medicamentos no interior do hospital.

A ampliação afeta, ainda, a população de computadores em operação no complexo hospitalar. Hoje, são 340 estações, que serão ampliadas para 400 até o final do ano e 500 em prazo de 12 meses. Para dar suporte aos computadores, o datacenter está sendo ampliado dos atuais oito servidores para 15 até dezembro. Alguns dos computadores centrais são dedicados, rodando aplicativos, bancos de dados, telefonia e serviços automatizados de elevadores.

Para evitar que problemas em um dos servidores ou em uma parte da rede afetem o funcionamento de áreas críticas do hospital, vários dos sistemas em implantação são redundantes, isto é, se há falha em um equipamento ou swift de comunicação entra em operação imediata um “gêmeo”.

No datacenter, adicionalmente, está sendo implantada uma central de controle de alarmes de incêndio, integrando as centenas de sensores instalados nos vários edifícios do hospital.

“Estamos trabalhando nesse projeto desde meados de 2005, e sua implantação final só se dará dentro de um ano”, diz Barroqueiro. “Mas as vantagens em termos de redução de riscos e de custos com a unificação de protocolos de comunicação e de infraestrutura física valem cada minuto do esforço. Vamos ter mais segurança de acesso a informações, dispor de dados em quaisquer pontos do hospital através de múltiplos meios de acesso e, em médio prazo, dar aos médicos informações clínicas na forma de laudos, vídeos e sinais vitais onde quer que eles estejam.”

Informações para a Imprensa

Assessoria de Imprensa
Allameda.com - 11.3926-5580

Outubro, 2006


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes da Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a press releases e informações-chave de nossos clientes
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de Assessoria de Imprensa

ALLAMEDA.COM | São Paulo | +55 11. 97999-9923

(C) 2002 ~ 2021 Allameda.com Assessoria de Imprensa