Logotipo Allameda
Home Page Quem Somos Serviços Cases Clientes Contatos
 
 
17/03/2014
"Com sistemas de TI, a compliance está mais próxima do que se imagina", garante executivo
CEO da Lecom S/A aponta softwares de BPM e e-procurement como aliados na adequação à Lei Anticorrupção

A recente onda de interesse empresarial por meios de evitar a formação de clusters de corrupção e roubos no meio corporativo, impulsionada pela entrada em vigor da “lei anticorrupção”, tem um aliado de peso em sistemas de software que as empresas já usam, sem porém perceber seu potencial para conter ações criminosas. A opinião é do CEO da Lecom S/A, João Cruz, executivo que há 20 anos atua no desenvolvimento e consultoria de software para modelagem de processos de negócios. “Companhias que utilizam sistemas de e-procurement e de business process management contam com um verdadeiro arsenal de guerra contra corrupção ativa ou passiva, tanto em vendas e em compras quanto em outros processos de negócios”, diz ele. “A questão é que muitos executivos-chefes por vezes parecem não se dar conta disso por não terem informações sobre até onde vão os mecanismos de controle permitidos por essas ferramentas de gestão.”

Na área de gerenciamento, segundo ele, a principal missão da tecnologia é garantir que processos sejam executados de forma direcionada e coerente com o que foi planejado. Dotados de técnicas de inteligência artificial, sistemas de BPM que automatizam processos de negócios e de e-procurement (para automação de compras) são especialmente bons em perceber e informar procedimentos que saem da linha planejada. “Coisas que não acontecem como deveriam acontecer em ações empresariais indicam possibilidade de atuação criminosa. São alarmes que deveriam tocar na mesa dos principais executivos – e se não estão tocando há algo de estranho no uso dessas tecnologias”, pondera Cruz. “Os gestores podem e precisam explorar mais dos sistemas que adquiriram (muitas vezes resultados de investimentos de milhares de reais, de dólares), uma vez que neles alguns destes alarmes já estão programados”.

Como a nova legislação exige não apenas medidas de governança, mas de compliance, sistemas de gestão podem se tornar ainda mais interessantes para as empresas na medida em que, segundo o CEO da Lecom, é “de baixa complexidade” incluir nos softwares modelos para mitigar e até eliminar a possibilidade de corrupção - e ter com isso, adicionalmente, algo contra a subjetividade que vem sendo identificada na fiscalização da nova lei. “Um processo com corrupção é exatamente um procedimento com não conformidade. A questão é definir como as coisas devem ocorrer – e deixar a tecnologia como ‘cão de guarda’”, diz Cruz. “Quanto mais harmônica for a relação tecnologia, processos e pessoas, mais ágil e assertivo será o diagnóstico de processos fora das conformidades, isto é, que podem até ser identificados como roubo, corrupção ou outros ilícitos.”

Usuários de sistemas corporativos de business process management, como o AtosBPM, buscam nos programas solução para a falta de padronização e de acompanhamento de procedimentos, além da ausência de centrais de controle de comunicação, de informações e aprovações de processos. Isso, diz o executivo da Lecom, se reflete diretamente na questão de transparência – para ele, sinônimo básico de medida contra corrupção.

Sobre a Lecom S/A - A Lecom S/A é uma das maiores empresas independentes do mercado brasileiro de software para gestão de processos, indicadores de negócios e comunicação digital. Com fábricas de software próprias e unidades d e negócios em São Paulo, Bauru e Joinvile, a Lecom conta com equipe de mais de 50 programadores com alto nível de expertise em modelagem de processos empresariais e marketing digital em um time de 110 colaboradores diretos. Suas soluções são amplamente testadas e usadas em companhias como Penalty, TRW, Mellitta, Mega Polo Modas, AmstedMaxion, BMW, Mendes Junior e Honda, entre outras de igual importância. Saiba mais em www.lecom.com.br


Compartilhar



Retornar
 
 
 
Artigos
Artigos de Clientes de Allameda, especialistas em várias áreas. A republicação é livre.
Releases
Acesso a todos os press-releases e informações chave de nossos clientes.
Fotos em alta
Fotos de produtos, executivos e instalações de clientes de assessoria de imprensa.

ALLAMEDA.COM R Dr Rafael Correia 65 Cjto 4 Vila Romana | São Paulo | +55.11.3926-5580

powered by Fábrica de Tempo